meistudies, 6º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - A consolidação dos seres media

Tamanho da fonte: 
A produção da BBC News Brasil para o Youtube: reflexões sobre a série de reportagens “O Brasil do olhar estrangeiro”
Leire Mara Bevilaqua

Última alteração: 2023-10-28

Resumo Expandido (Entre 450 e 700 palavras)


A BBC, British Broadcasting Corporation, é uma corporação pública de rádio e televisão do Reino Unido. Fundada em 1922, durante décadas se manteve como o único serviço de rádio e televisão da região. Atualmente, oferece um serviço global de notícias e toda a produção jornalística para rádio, televisão e internet está disponível em mais de 40 línguas diferentes.

Os brasileiros conheceram a emissora com o início das transmissões de rádio do Serviço Latino-Americano da BBC, em março de 1938. Cinco anos mais tarde, em 1943, surgiu o Serviço Brasileiro de Rádio da BBC que, apesar de estar vinculado ao latino-americano, transmitia quatro horas diárias de programas para o Brasil. A partir da década de 1990, a BBC precisou se adaptar aos novos desafios do mercado nacional, realizando convênios com emissoras de rádio de ondas médias e frequência modulada. Outra aposta foi o lançamento da página na internet em 1999, com a criação de um núcleo de produção experimental; a criação da marca BBC Brasil.com no ano 2000 e uma parceria com a Rede Bandeirantes de Televisão em 2005 para veicular reportagens diárias nos telejornais da Bandeirantes, Band News e Canal 21. Desde 2007, a BBC News Brasil também conta com um canal no Youtube para a produção jornalística audiovisual.

Diante de uma cobertura jornalística significativa destinada ao Brasil, este artigo tem como objetivo analisar especificamente a produção audiovisual da BBC News Brasil. O recorte é a série especial de cinco grande-reportagens com o tema: “O Brasil do olhar estrangeiro”, veiculada no canal do Youtube da BBC News Brasil em playlist própria. E também disponibilizada no site BBC News Brasil com direcionamento para o Youtube.

A partir da conceituação do formato reportagem no gênero telejornalismo tendo como referência as obras de Souza (2004), Rezende (2000) e Siqueira & Vizeu (2014), passando pelo conceito de cultura da convergência de Jenkins (2008), em que os meios de comunicação relacionam-se uns com os outros, numa tendência à distribuição de conteúdos multiplataforma, o objetivo é entender como a linguagem audiovisual na produção jornalística da BBC News Brasil está em reconfiguração.

Becker & Teixeira (2009, p. 44-45), por exemplo, já definem webjornalismo audiovisual como “projetos editoriais de informação e entretenimento produzidos e dirigidos exclusivamente para a internet”. O que também é explicado por Castro & Freitas (2010) como um processo de experimentação de linguagens e formatos principalmente em decorrência da interação e comunicação multiplataforma.

Com isso, a proposta é elencar os principais elementos que compõem e dão unidade a esse formato de reportagem especial seriada desenvolvido pela BBC News para o canal do Youtube, como ele dialoga ou se distancia de formatos noticiosos consolidados em telejornais exibidos em televisão aberta, e quais elementos garantem engajamento com o usuário da plataforma. A partir desse entendimento, podem surgir novas possibilidades de produção audiovisual de conteúdos jornalísticos.

Referências:

Becker, B. & Teixeira, J. (2009) Narrativas jornalísticas audiovisuais: um estudo dos efeitos da convergência no JN e no UOL. Revista Galáxia, n. 18, p. 232-246.

Castro, C. & Freitas, C. (2010). Narrativa Audiovisual para Multiplataforma – Um Estudo Preliminar. Revista da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

Jenkins, H. (2008) Cultura da convergência. Aleph.

O Brasil do Olhar Estrangeiro. (2022). Playlist do Canal do Youtube da BBC News Brasil. Youtube. Recuperado em 25 julho, 2023, de https://www.youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTk2H0dAElYFd5HOuB1GfUwd

Rezende, G. J. de. (2000). Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. Summus Editorial.

Siqueira, F. C. de, & Vizeu, A. (2014). Jornalismo em transformação: as escolhas dos formatos das notícias na TV. In: A. Vizeu, & E. Mello, & F. Porcello, & I. Coutinho (Orgs.). Telejornalismo em questão. (pp. 53-76). Insular.

Souza, J. C. A. de (2004). Gêneros e formatos na televisão brasileira. Summus Editorial.


Palavras-chave


Webjornalismo audiovisual; Reportagem audiovisual; Produção multiplataforma.

Texto completo:

PDF - pt