meistudies, 6º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - A consolidação dos seres media

Tamanho da fonte: 
Por uma metodologia de análise fílmica a partir da Direção de Arte
Dorotea Souza Bastos, Milena Leite Paiva, Theresa Medeiros

Última alteração: 2023-10-22

Resumo Expandido (Entre 450 e 700 palavras)


O estabelecimento de caminhos metodológicos para a investigação no campo do audiovisual constitui relevante e esclarecedora etapa do processo de pesquisa. Desde a análise inicial do tema e objeto a serem pesquisados, percebe-se que o trabalho final resultante desse processo pode compreender tanto a elaboração de conceitos e sua problematização, quanto a produção artística, e que os artefatos criados e observados no âmbito da pesquisa devem evidenciar e explicar os conceitos e obras investigados.

Diante das possibilidades de enfoque da pesquisa em audiovisual, várias são as questões que norteiam e abrem novos caminhos investigativos, o que pode ser percebido pelas diversas produções existentes na área, tanto em nível de graduação, em que os estudantes concluintes aproximam-se, cada vez mais, do fazer artístico, como em nível de pós-graduação, momento em que os estudantes-pesquisadores se deparam com as exigências acadêmicas da criação de conceitos e da produção científica.

Como docentes e orientadoras de trabalhos acadêmicos e artísticos, percebemos a existência de lacunas na bibliografia específica sobre a Direção de Arte, especialmente no que diz respeito a uma metodologia de análise fílmica a partir deste aspecto. Essa situação provoca algumas imprecisões sobre os caminhos de organização da pesquisa e os suportes teóricos a respeito dos processos de criação, produção e esquematização de ideias em Direção de Arte, além de questionamentos acerca de como gerenciar e agregar as diversas possibilidades disponíveis de pesquisa em âmbito geral, o que implica, muitas vezes, em incoerência metodológica ou mudança no tema da pesquisa.

A proposição de um trajeto metodológico coerente com a realidade de pesquisadores do campo imagético no audiovisual mostra-se fulcral ao desenvolvimento de uma proposta investigativa específica, levando à proposição de uma estruturação possível para o desenvolvimento de pesquisas na área da Direção de Arte, capaz de promover uma partilha de saberes em termos de produção científica e artística, neste campo complexo e interdisciplinar.

A partir dessa observação, buscamos formar um conjunto distinto de formas metodológicas que combinasse aspectos de ordem criativa e técnica, considerando o cenário de hibridismo de uma investigação a partir da análise da Direção de Arte audiovisual, buscando o equilíbrio entre criação, produção, análises teóricas e a criação de conceitos na pesquisa em audiovisual.

Desse modo, a proposta de percurso metodológico que pretendemos desenvolver parte de uma confluência de conceitos e caminhos investigativos chegando a uma proposição de metodologia de análise fílmica a partir da Direção de Arte no audiovisual, que leva em consideração as especificidades deste campo, analisando cenografia, maquiagem, efeitos visuais e figurino, servindo de base para a proposição desta metodologia autores como Vera Hamburger (2014), Jullier Laurent e Michel Marie (2009), Jacques Aumont (2009) Cecília Salles (2016), que contribuem significativamente para a escolha e a compreensão dos caminhos percorridos. Esses autores são basilares nesse percurso metodológico, proporcionando a realização de uma investigação complexa, que atenda às práticas de criação fílmica a partir da composição visual e aos rígidos critérios acadêmicos de investigação.

Nesta concepção que aqui apresentamos, entende-se que a análise fílmica a partir da Direção de Arte se configura como um exercício de sistematização de ideias e modos de leituras, mas também a materialização de projetos, processos, conceitos e vivências resultantes da investigação artística no audiovisual.


Referências:

Aumont, J. (2009). A análise do filme. Tradução de Marcelo Félix. Lisboa: Edições Texto & Grafia.

Hamburger, V. (2014). Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Editora Senac.

Laurent, J. Marie, M. (2009). Lendo as Imagens do Cinema. São Paulo, Ed. Senac.

Salles, C. A. (2016). Redes da criação - construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte.



Palavras-chave


Análise Fílmica; Audiovisual; Direção de Arte; Metodologia.

Texto completo:

PDF - pt