meistudies, 6º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - A consolidação dos seres media

Tamanho da fonte: 
O storytelling no contexto dos recursos sonoros: abordagem narrativa no Caso Evandro
Lorenna Aracelly Cabral de Oliveira

Última alteração: 2023-10-23

Resumo Expandido (Entre 450 e 700 palavras)


Introdução

Contar histórias está na essência do ser humano. A narrativa sendo uma característica inerente da linguagem humana, organiza os pensamentos e confere significado ao conectar fatos e experiências. A existência humana é em si uma grande narrativa construída sobre muitas outras narrativas concomitantes, complementares ou divergentes, porém em constante diálogo (Fernandes, 2019). As narrativas nos moldam e nos transformam, partimos da ideia que o storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. Para isso, compreende que os podcasters são contadores de histórias e que a narrativa em áudio compreende em certa maneira um encaixe de palavras que utiliza com destreza de elementos como efeitos sonoros, música e silêncio para criar uma estrutura imersiva. Este trabalho apresenta os percursos e as ferramentas utilizadas pelo Caso Evandro que recorre a várias estratégias de storytelling[1] e aproveita as potencialidades do áudio para o uso dessa técnica, propiciando uma narrativa atrativa, em que os ouvintes experienciem a imersividade.

Objetivo

A partir deste contexto foi definido como objetivo desta pesquisa: analisar o uso do storytelling aplicado ao áudio e como esta técnica foi transformada pelo podcasting, e de modo específico no podcast Caso Evandro.

Metodologia

Pesquisa bibliográfica e exploratória apoiada na análise da quarta temporada do podcast Projeto Humanos.  Inclui observação direta de várias fórmulas narrativas, bem como sua aplicação nos podcasts em formato storytelling.

Resultados parciais/discussão

No primeiro momento, buscamos caracterizar a técnica storytelling, considerando suas especificidades no caso das relações entre os produtos sonoros. Foi possível observar que o processo de produção da técnica storytelling nos podcasts se configura a partir da utilização dos elementos constitutivos como personagens, arco narrativo, presença do narrador e são construídos com uma linguagem radiofônica, levando em conta um relato humanizado. Aliado a isso, o podcast despontou como um formato que resultou em um ambiente propício para inovações em linguagem e experiências imersivas de produção e escuta ao reinventar a estrutura narrativa utilizando o storytelling.

Considerações finais

Ao investigar e analisar o uso da técnica storytelling como um recurso narrativo aplicado ao meio sonoro, foi possível identificar que que a técnica se configura como um modelo de produção, onde diversos elementos são utilizados para a criação de conteúdos de maneira estratégica, a fim de ressaltar as potencialidades da mídia sonora. Nesse sentido, a utilização da técnica storytelling é fundamental para ajudar a compreender o modo de produção desses programas de áudio narrativos, condição essencial para o surgimento de uma nova dimensão sonora. A articulação dessa técnica facilita o modo de produção e abre possibilidades criativas de uso, uma vez que combina as ideias de forma a apresentar uma abordagem única para entrevistas e composição de histórias. A especificidade e a complexidade da técnica storytelling, dita legitimamente os processos de produção de um podcast narrativo, contribuindo assim para a sua consolidação, popularização e relevância num contexto midiático de crescente plataformização


Referências

Fernandes, L. C. (2019). “Histórias Reais Sobre Pessoas Reais”: um estudo sobre as estratégias de storytelling do podcast “Projeto Humanos”. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora. Minas Gerais.


[1] Este trabalho é derivado da pesquisa apresentada pela autora em sua dissertação de mestrado intitulada “O Uso do Storytelling para Composição de Narrativas no Podcasting: Um Estudo Do “Caso Evandro”, orientado pela Prof.ª Drª Valquíria Aparecida Passos Kneipp.


Palavras-chave


storytelling; podcast; O Caso Evandro; narrativa

Texto completo:

PDF - pt