meistudies, 6º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - A consolidação dos seres media

Tamanho da fonte: 
O programa Memória Viva como espaço de memórias na televisão do Rio Grande do Norte
Ranniery Fonseca Sousa, Francisco das Chagas Sales Júnior

Última alteração: 2023-10-23

Resumo Expandido (Entre 450 e 700 palavras)


A primeira experiência televisiva local do Rio Grande do Norte tem início com a produção de tele aulas, por meio do projeto Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI), realizado por meio do Programa Nacional de Teleducação (PRONTEL). A iniciativa consistia em levar educação básica para escolas públicas do estado. Anos depois, o canal se tornou a TV Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Pedroza, 2017).

Por ser o primeiro canal de televisão do estado, a TVU foi responsável pelas primeiras produções televisivas locais. Foi na emissora que foram produzidos os telejornais e programas legitimamente potiguares. Um exemplo disso é o Memória Viva, criado na década de 1980, com o objetivo de registrar e resgatar a história e a cultura do Rio Grande do Norte, por meio de entrevistas com personalidades de diversas áreas como política, economia, educação e artes (Gurgel, 2015).

Nesse contexto, surgiu o questionamento: De que forma a televisão se configura como espaço de memórias, registrando e resgatando a história e cultura do Rio Grande do Norte? A partir disso, também surgem as perguntas: Qual é o papel exercido pela TVU-RN na visibilidade dos acontecimentos históricos e culturais do estado? Como a manutenção desse espaço na programação reforça o papel social e educativo de uma emissora pública de TV?

 

Metodologia

 

Para realizar esta pesquisa foi realizado um estudo de caso (Yin, 2001), que teve o objetivo de identificar e analisar a trajetória do programa Memória Viva da TV Universitária do Rio Grande do Norte. Para isso, foram realizadas pesquisa bibliográfica (Stumpf, 2012) e análise documental (Moreira, 2012), além de consultas ao site oficial, redes sociais e arquivos de vídeos da emissora.

 

Resultados e discussão

 

A TV Universitária do Rio Grande do Norte surge em um momento da trajetória da televisão no Brasil em que se buscava implantar as primeiras emissoras educativas. Nesse contexto, o estado foi um dos pioneiros, uma vez que a TVU foi o terceiro canal público de TV da região Nordeste. Por isso, a programação sempre foi produzida com finalidades educativas e voltadas para a prestação de serviços e para o interesse da população potiguar (Angeiras, 2018).

O programa Memória Viva é uma série biográfica que, por meio de depoimentos de personalidades locais e até nacionais, registra e resgata a memória histórica e cultural do Rio Grande do Norte. A atração começou a ser produzida na década de 1980 e se mantém na programação da emissora até os dias atuais (Accioly, 2012). O que configura esse tipo de produção televisiva como um espaço de memória contemporânea.

De acordo com Ribeiro e Sacramento (2020, p. 22), “os lugares de memória, para serem considerados como tais, devem ter três características: material, simbólico e funcional. Todas elas existem em graus diferentes, embora sempre presentes”. Por isso, acredita-se que programas como o Memória Vida da TVU do Rio Grande do Norte se legitimam como espaço onde a história e a cultura ganham status de protagonistas e ficam registradas para as futuras gerações pela relevância que mantém e pelo papel social que cumprem.

Por isso, pelas características que são comuns aos meios de comunicação como agentes de reconstituição da realidade social, os programas de televisão se apresentam como lugares de memórias. “A mídia participa da própria natureza do acontecimento e tem com ele uma relação de interioridade. Por isso, podemos considerar a mídia um lugar central na produção de memórias coletivas, profundamente sintonizada com o regime de temporalidade vigente” (Ribeiro, Sacramento, 2020, p. 26).

 

Considerações parciais

 

Portanto, ao analisar o programa Memória Viva, foi possível verificar como a televisão se configura como espaço de memórias, desempenhando papel social relevante. A partir deles, as gerações contemporâneas têm contato com o passado. Além disso, o resgate da história e cultura do Rio Grande do Norte ficam registradas para consultas futuras. O que reforça a importância de se manter esse tipo de produção no ar e garantir a preservação do acervo.

 

Referências:

 

Accioly, D. C. da S. (2012). Televisão universitária do RN (TVU): contribuição para a democratização da informação e a difusão do conhecimento científico produzido pela universidade. [Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14429

 

Angeiras, M. C. A. (2018). TVU, canal 11: a primeira TV Educativa do Brasil. Recife: Ed. UFPE.

 

Gurgel, M. G. (2015). Jornalismo público em questão: uma análise do TVU Notícias. [Dissertação de estrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal]. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20664

 

Moreira, S. V. (2012). Análise documental como método e como técnica. In: Duarte, J.; Barros, A. (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas.

 

Pedroza, Ciro J. P. (2017). Ver + Aprender + Fazer / Canal 5: Anotações para uma história da primeira televisão do Rio Grande do Norte. In: KNEIPP, Valquíria Aparecida Passos (org.). Trajetória da televisão no Rio Grande do Norte: a fase analógica. Rio Grande do Norte: Edufrn.

 

Ribeiro, Ana Paula; Sacramento, Igor. (2020). Televisão e memória: entre testemunhos e confissões. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X.

 

Stumpf, I. R. C. (2012). Pesquisa bibliográfica. In: Duarte, J.; Barros, A. (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas.

 

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso; planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.

 


Palavras-chave


Televisão; Regionalização; Lugares de memória; Ecologia das Mídias; Memória Viva.

Texto completo:

PDF - pt